quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Catástrofe sem números consolidados

Indonésia // Número de vítimas da trágica combinação de terremoto, tsunami e erupção vulcânica não para de subir

A dimensão da tragédia na Indonésia, causada pelo terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter, o consequente tsunami e a erupção do vulcão Merapi, torna-se cada vez maior à medida em que as equipes de resgate intensificam os trabalhos. O número de vítimas do abalo sísmico e das ondas de até 3 metros de altura chegou ontem a 311, mais do dobro do balanço de terça-feira, que registrava 154 mortos. A maioria das mortes aconteceu nas Ilhas Mentawai, próximas à Sumatra. "Nós descobrimos 272 corpos. Pelo menos 411 pessoas foram dadas por desaparecidas", informou Ade Edward, chefe dos serviços de socorro da província de Sumatra Oeste. A quantidade de óbitos por causa do vulcão na ilha de Java, a principal do país, também aumentou ontem, de 16 para 30 vítimas. Nove mortes ocorreram em outras áreas de Sumatra.

O brasileiro Fábio Junqueira Karkow, 46 anos, foi um dos sobreviventes do desastre nas Ilhas Mentawai. O médico gaúcho estava há um mês no país, em uma viagem com surfistas de todo o mundo, e conseguiuse salvar porque correu para a parte alta do arquipélago. Em entrevista ao Correio Braziliense/Diario por telefone, a mãe de Fábio, Marisa Karkow, disse que ele e os amigos estavam em um resort quando sentiram o terremoto e, em seguida, ouviram um barulho muito alto. "Então, eles saíram correndo. Não conseguiram ver nada com detalhes, porque já era noite e estava escuro. Meu filho me falou: 'Corremos, corremos e por isso estamos vivos'", detalhou.

Fábio chegou ontem à ilha de Sumatra, em uma viagem de barco de cerca de 12 horas. Após um dia inteiro sem notícias do filho, Marisa recebeu, ontem de manhã, uma ligação dele avisando que estava bem, sem ferimentos. "Ele me pediu para mandar informações dos documentos dele, como o número de passaporte, e do roteiro de viagem, porque no tsunami ele perdeu tudo, ficou só com a roupa do corpo", explicou. O médico já pediu um novo passaporte para a embaixada brasileira em Jacarta, onde deve chegar hoje. A previsão é de que ele volte amanhã para o Brasil e desembarque emFlorianópolis, onde mora. O Itamaraty informou que o gaúcho é o único brasileiro de quem se tem notícia no território indonésio.

Segundo autoridades, não há turistas estrangeiros entre as vítimas. As operações de resgate ocorrem lentamente, porque as regiões afetadas são isoladas e de difícil acesso. O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, voltou ontem do Vietnã - onde ia participar da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) - para supervisionar o socorro aos afetados pelos desastres.

Vulcão - Dois mil quilômetros a leste do local varrido pelo tsunami, no centro da ilha de Java, o governo mantinha o estado de alerta nas imediações do vulcão Merapi, que entrou em erupção 10 vezes na terça-feira. Segundo Banu Hermawan, porta-voz do Hospital Sardjito, na cidade de Yogyakarta (a 26km da montanha), as cinzas e a fumaça do vulcão já mataram 30 pessoas, entre elas um bebê de 3 meses e Mbah Marijan, 83 anos, "o guardião espiritual" do Merapi - cuja função era justamente "acalmar" a montanha.

sábado, 16 de outubro de 2010

Kallebe - Uma vitória!

Venho aqui hoje para dar boas notícias: O Kallebe já fez a cirurgia!

A campanha foi um sucesso em todos os lugares em que foi divulgada e o BIOLUTA cumpriu sua parte nisso arrecadando R$ 1483,00 junto aos alunos do IFCE.

Ele voltou da Alemanha no dia 30 de setembro e já está melhorando com a fisioterapia. Os movimentos dos braços já estão bem adiantados (ele já não conseguia abrir um pacote de biscoito e agora consegue) e há uma boa chance de votar a andar – ele ficou em pé na piscina!

Continuamos torcendo por ele e estamos muito felizes com suas conquistas!



Aos alunos do IFCE: Fiquem atentos ao pátio e aos flanelógrafos porque em breve o BIOLUTA trará novidades para vocês!

Até a próxima!
Não se esqueçam de lutar pela vida!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LIXO ELEITORAL

Nós, do Bioluta, precisamos dar um parecer quanto ao nossa falta de atividade nas últimas semanas. Todos os atuais integrantes do projeto estudam no IFCE. Esse semestre nossa carga horária está muito atribulada e no fim da etapa ficou impossível de realizar nossas atividades como antes. Quanto a isso, devemos resolver ainda esta semana e informaremos aqui no blog.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

RUAS DE FORTALEZA (5/10/2010)

Limpeza do lixo eleitoral vai demorar dois dias


Catadores aproveitam para ganhar um dinheiro extra. Eles recolhem o material para vender
THIAGO GASPAR

  • 7/10/2010 -s começaram a limpeza ontem, mas ainda há muitos "santinhos" espalhados nas principais vias
O lixo jogado por candidatos, eleitores e cabos eleitorais nas ruas e avenidas de Fortaleza vai demorar pelo menos dois dias para ser limpo. É o que garante o presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Roberto Rodrigues. Segundo ele, os serviços de limpeza e varrição das ruas da cidade começaram ontem com o esforço de cerca de 800 profissionais envolvidos.

"Vai demorar um pouco para tudo ficar limpo. Precisamos de uns dois dias", comentou Rodrigo, lamentando o fato de não haver uma punição para candidatos "sujões".

Na Avenida da Universidade, no Terminal da Parangaba, na calçada do Colégio Filgueiras Lima e no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o lixo eleitoral retrata a má educação da população e a falta de lixeiras na Capital.

Recicladores aproveitaram tamanha "imundície" para faturar um dinheiro extra. No começo da manhã de ontem, na Avenida da Universidade - local de festa de muitos candidatos no domingo - cerca de dez catadores trabalharam duro, colhendo nas ruas o lixo eleitoral. "Passei a madrugada de ontem acordado, era muita sujeira. Peguei quase 200 quilos que vou vender a dez centavos cada um. Vou ganhar dinheiro com a poluição dos políticos", comentou o reciclador Acácio Moraes da Costa, 61. Até as 11 horas, nenhum agente de limpeza da Prefeitura esteve na Avenida da Universidade. Reclamação

Sobrou lixo e faltou bons modos. Estudantes universitários e moradores do bairro Benfica estavam indignados com a quantidade de lixo jogado nas ruas, nas paradas de ônibus, em frente à escolas e voando para todo os lados próximo a Reitoria da UFC. "A gente vem assistir aula e fica com nojo de tanta sujeira. Tem muito caco de vidro, é até perigoso de cortar o pé. Tem que limpar logo", frisou a estudante Gleiciane Araujo, 19.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Esclarecimento:
O Bioluta estava realizando o Biorkut (ou orkut gigante) no pátio do IFCE e estava indo muito bem. Mas, um dia nós chegamos ao Instituto e não havia mais página de recados, nem comentários, nem foto do perfil, só havia sobrado uma foto e o nome "fotos". Foi uma perda muito grande para nós, pois era um material que revelava o que os alunos achavam da gente e o que pensavam a respeito das fotos. Nós íamos dar continuidade no dia seguinte, mas nosso TNT que estava servindo de fundo havia sumido também. Procuramos nos setores que teriam direito de retirar: limpeza e comunicação social, mas não o achamos.

Voltaremos em breve. E lembre-se de fazer a sua parte!